

A obesidade é considerada a epidemia do século XXI e um dos maiores desafios de saúde pública. Em Portugal, mais de metade da população tem excesso de peso, aumentando o risco de hipertensão, colesterol elevado, diabetes tipo 2, distúrbios respiratórios, doenças cardiovasculares e muitas outras complicações de saúde.
Se sente que o peso está a afetar a sua qualidade de vida, saiba que não está sozinho e que existem cada vez mais opções para ajudar no processo de perda de peso – desde mudanças no estilo de vida a tratamentos inovadores.
A perda de peso deve ser um processo seguro e equilibrado, ajustado às necessidades de cada pessoa. Para apoiar essa jornada, existem produtos como suplementos e chás, que podem atuar na eliminação de gorduras e líquidos, no controlo do apetite ou no equilíbrio nutricional. No entanto, estes produtos não substituem um plano alimentar adequado e um estilo de vida ativo e devem ser utilizados com acompanhamento profissional, pois podem ter contraindicações e efeitos secundários.
A Farmácia é um espaço de saúde onde pode encontrar apoio para saber qual o seu peso ideal e entender os seus níveis de risco. Através da medição do índice de massa corporal (IMC) e do perímetro abdominal, é possível avaliar o impacto do peso na sua saúde. O perímetro abdominal deve ser inferior a 80 cm para as mulheres e 94 cm para os homens, pois a gordura acumulada na barriga é a mais perigosa para o coração. Já um IMC superior a 25 kg/m² indica excesso de peso e igual ou superior a 30 kg/m² classifica-se como obesidade.
Nos últimos anos, têm surgido novos tratamentos para a obesidade, que vão além da dieta e do exercício físico. Entre eles, destacam-se:
Se precisa de perder peso, cada pequena mudança faz a diferença: reduza o consumo de sal, açúcar e bebidas alcoólicas, tente perder pelo menos 5% do peso atual, e estabeleça metas simples, como caminhar 10 mil passos por dia.
Quer saber quais os melhores produtos e serviços para si? Dirija-se à sua Farmácia Portuguesa e descubra todas as soluções disponíveis para o ajudar nesta jornada!
Partilhar este artigo: